Você está criando a sua marca, e logo vem algum profissional da área de comunicação, assim como eu, e fala a importância de se trabalhar o BRANDING DA MARCA.
De fato, Branding é um conceito muito importante para a criação de marcas de valor, mas existem muitos empreendedores e profissionais autônomos que ainda não sabem muito bem sobre o assunto.
Branding é um conceito muito importante na hora de conceber uma marca de valor. Todas as marcas que buscam se posicionar de acordo com a sua verdade e que desejam ter coerência em toda a sua comunicação e marketing, devem se preocupar com um branding bem feito, com coerência e profundidade.
Somente com o branding é possível criar conexão real com seu públicos relevantes. Caso contrário, você será só mais um negócio perdido no mundo, sem saber ao certo quem você é com quem você quer se conectar.
As marcas devem utilizar ferramentas de branding tanto em sua concepção quanto ao longo de todo o seu crescimento. Isso porque um trabalho de branding não é estático, é algo a ser pensado todos os dias da sua vida.
O Branding é algo que pode mudar ao longo do tempo, é por isso que exige consciência e atenção a si mesmo (seus valores, propósito e DNA da sua marca) e também aos públicos que você quer cativar, às mudanças de comportamento desse públicos e a questões mutáveis que você julga relevantes para o seu negócio.
Mas afinal, o que é branding?
Uma definição básica sobre O QUE É O BRANDING:
Podemos dizer que branding é o conjunto de ações da marca, todas elas alinhadas com a sua essência, o seu propósito, a sua missão e os seus valores, ou seja, o seu DNA deve estar impresso em cada mínima coisa que você faça.
O objetivo do branding é despertar sentimentos, emoções e sensações nas pessoas, a fim de criar identificação e conexão com elas.
Essas conexões geradas pelo branding se dão de forma racional e também inconsciente, a intenção é fazer com que as pessoas se unam à sua marca como consumidoras fiéis e como suas defensoras, já que se identificam e sentem que a marca as representa.
Um bom nome, o logo e as cores adequadas para o objetivo da marca, a identidade visual como um todo, os tipos de fonte, formas, sons, ícones, até o tom de voz são as partes visíveis e tangíveis que envolvem parte do trabalho de branding. Mas isso não é tudo, isso é somente a sua imagem e ela pode cair por terra caso não exista um conteúdo muito coerente por trás dessa bonita embalagem.
É fundamental, essencial levar em conta a personalidade da sua marca, seu DNA, o posicionamento, a forma de abordagem e o tipo de mensagem que a marca comunica para o mundo, isso também faz parte do trabalho de branding da marca. Esses são seus conceitos intangíveis e são eles que são capazes de fazer conexões emocionais, ideológicas e inconscientes com as pessoas relevantes para você.
Nosso principal objetivo é ajudar você a dar vida à sua marca de valor, do DNA até o legado que você deseja transmitir. Não vemos a hora de você começar a transformar o mundo empreendendo os seus sonhos com a sua MARCA SELVAGEM!
Um abração!
Luísa Aidar | Relações Públicas | Selvátika – Comunicação e Marketing